ISCHEMIA trial – Pacientes revascularizados passam menos tempo no hospital?

13/06/2021 13:34

JAMA Cardiology – 10.1001/jamacardio.2021.1651

O ISCHEMIA é um marco desde sua apresentação no fim de 2019 e publicação em Março de 2020. O estudo comparou uma estratégia inicial de tratamento clínico otimizado vs revascularização (percutânea ou cirúrgica) em pacientes com síndrome coronariana crônica e isquemia moderada a severa. Na análise do desfecho primário não houve claro benefício da estratégia intervencionista em relação ao tratamento clínico no desfecho primário de eventos cardiovasculares.

Uma análise pré-especificada foi publicada recentemente no JAMA focada em tempo de hospitalização dos pacientes alocados para cada grupo. No seguimento dos pacientes, é observado um número significativamente maior de dias de vida fora do hospital em pacientes alocados para o tratamento clínico, que permanece com significância estatística até 3 anos após o procedimento, quando passa a não haver mais diferença.

Se os dias de hospitalização para o procedimento-índice no grupo de revascularização inicial forem excluídos, o número de dias de vida fora do hospital não apresenta diferenças significativas entre os dois grupos em nenhum momento do seguimento, sugerindo que a diferença observada se deve apenas aos dias de internação para a revascularização. No entanto, permanece a percepção de que os pacientes que são revascularizados não se beneficiam no seguimento de 4 anos por passar menos tempo no hospital após o procedimento.

Ficou curioso? Acesso o artigo e leia na íntegra clicando aqui.

Download

Clique na imagem abaixo e leia a segunda edição do nosso E-book sobre MBE gratuito para levar onde quiser.