NNT - Qual a magnitude do benefício?

03/11/2018 22:01

É muito frequente a discussão de artigos científicos citar a sigla NNT.

Mas você sabe o que essa sigla significa?

 

O Número Necessário para Tratar (NNT) é uma forma de expressar a Redução Absoluta de Risco de um estudo.

 

Um bom começo seria lembrar a diferença entre Redução ABSOLUTA de Risco (RAR) e Redução RELATIVA de Risco (RRR).

 

Vamos imaginar que um ensaio clínicorecruta pacientes que nunca sofreram eventos cardiovasculares (logo, prevenção primária), com risco intermediário, para utilizar estatina de baixa potência ou placebo. O desfecho primario avaliado e mortalidade. Ao final do estudo, 1.5% dos pacientes utilizando estatina morreram, enquanto 3% dos pacientes utilizando placebo morreram. Neste exemplo hipotético, vamos assumir que o poder estatístico do estudo foi bom, então o tamanho da amostra foi apropriado, e o p<0.05, logo a diferença é estatisticamente significativa.

Sendo assim, estatina fez a frequência do evento morte cair pela metade. Logo, a RRR é 50% (porque o risco de quem toma estatina morrer é metade do risco de quem não toma estatina morrer).

Por outro lado, se formos observar o tamanho do efeito, vamos perceber que a redução ABSOLUTA de risco é 3% - 1.5% = 1.5%. Logo, a RAR é 1,5% (um efeito muito mais discreto quando comparado à RRR).

É muito comum em estudos ser destacada a RRR, mas sempre temos que fazer nossos próprios cálculos e avaliar realmente se o impacto da terapia é tão grande assim.

 

Uma forma mais palpável de interpretar a RAR é através do NNT. NNT representa a quantidade de pessoas que preciso tratar para prevenir um desfecho. Aqui vimos que a RAR é 1,5%. Isso significa que a cada 1000 pessoas que eu trato, 15 deixam de morrer. Logo, eu preciso tratar 1000/15 = 66,7 (67, pois não faz sentido tratar 66,7 pessoas…) para prevenir um desfecho. Portanto, o NÚMERO NECESSÁRIO PARA TRATAR (prevenir uma morte) é 67. Notem que quanto menor o NNT, melhor a minha conduta.

 

Da mesma forma que calculamos o NNT para o benefício, existe um indicador de quantas pessoas preciso tratar para que seja promovido um efeito adverso (dano). Mas nesse caso, chamamos de Number Needed to Harm (NNH)

 

Mas quando é bom tratar? Qual um NNT de tamanho adequado?

Essa decisão considera outros fatores, como os riscos envolvidos com a conduta (uma droga pode reduzir infarto com um NNT de 20, excelente, mas aumentar sangramentos com um NNH também de 20…).

De forma geral, consideramos bom um NNT inferior a 50 para desfechos não fatais, e inferior a 100 para desfecho fatal.

Download

Clique na imagem abaixo e leia a segunda edição do nosso E-book sobre MBE gratuito para levar onde quiser.