Novas terapias para redução de LDL-c

02/11/2019 15:23

Sabemos dos desafios de garantir a adesão dos pacientes a tratamentos que envolvem o uso diário de medicações por tempo indefinido (por vezes até o fim da vida).

A terapia com drogas que reduzem LDL-c, tais como estatinas, ezetimibe, mais recentemente também os ácidos graxos purificados enriquecidos em EPA em doses altas – VASCEPA, ainda não disponível no Brasil – reduz desfechos cardiovasculares e é extensivamente recomendadas por diretrizes. Os inibidores de PCSK9 entram como terapias que não são diárias mas exigem que o paciente aplique as medicações por via subcutânea todo mês.

Nesse sentido uma nova droga chamada inclisiran, cujo mecanismo de ação envolve a utilização de um RNA interferente que reduz a expressão da PCSK9, está em fase de estudo.

Foi recentemente publicado o estudo ORION-1, um estudo randomizado, duplo-cego, de fase 2 que avaliou diferentes doses e esquemas de aplicação uma ou duas vezes ao ano de inclisiran ou placebo.

O estudo recrutou pacientes com doença cardiovascular aterosclerótica estabelecida e LDL>70 ou diabetes/hipercolesterolemia familiar com LDL>100 em uso de dose máxima tolerada de estatina. O desfecho primário do estudo foi redução de LDL-c.

Houve uma queda expressiva de LDL-c (30% além da redução oferecida pelas estatinas) ao final de um ano de estudo em pacientes que aplicaram a medicação duas vezes no ano.

Podemos estar diante de novas terapias com potencial para reduzir LDL sem depender da adesão diária do paciente.

 

Confiram o trabalho na íntegra: https://jamanetwork.com/journals/jamacardiology/article-abstract/2751334

Download

Clique na imagem abaixo e leia a segunda edição do nosso E-book sobre MBE gratuito para levar onde quiser.