O quanto devemos baixar o LDL?

11/08/2018 09:53

ARTIGO:  Efficacy and Safety of Further Lowering of Low-Density Lipoprotein Cholesterol in Patients Starting With Very Low LevelsA Meta-analysis

        Neste artigo publicado em 1° de Agosto de 2018 no JAMA Cardiology nos leva a uma discussão sobre até quanto baixar a taxa de LDL será benéfica para nossos pacientes para a redução de riscos cardiovasculares, como Infarto Agudo do Miocardio, Acidente Vascular Encefálico e morte por causa coronariana. E isso ocorreu, pois escolheram inicar seus estudos com pacientes em estatus de baixo LDL (mediana de 63) e buscaram enetender como se comportava o risco dos desfechos com uma maior redução.

          O estudo é uma Matanálise que infelizmente só conseguiu analisar três pesquisas em conjunto, mas encontraram que para uma redução de 1mmol/l (38,7mg/dl) de LDL em pacientes com uma mediana de 1,6mmol/L (63 mg/dl) houve uma redução do risco de desfechos em 21%! Sim, vários pacientes chegaram a ter taxa de LDL menores que 20 mg/dl e isso se mostrou benéfico para a redução dos eventos cardiovasculares. Além disso, para todas as situações estudadas não houve diferença entre os efeitos adversos. Certamente esses número causam impacto, mas devem ser levados a uma reflexão mais aprofundada, principalmente sobre a questão do custo e de ser uma metanálise com poucos estudos envolvidos.

        O que indica é uma possível mudança de pensamento nos próximos anos, no decorrer de novas pesquisas sobre essa temática.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

Sabatine MS, Wiviott SD, Im K, Murphy SA, Giugliano RP. Efficacy and Safety of Further Lowering of Low-Density Lipoprotein Cholesterol in Patients Starting With Very Low LevelsA Meta-analysisJAMA Cardiol.Published online August 01, 2018. doi:10.1001/jamacardio.2018.2258

Download

Clique na imagem abaixo e leia a segunda edição do nosso E-book sobre MBE gratuito para levar onde quiser.