Prevenção de Colite Pseudomembranosa

28/01/2017 14:42

    ARTIGO: Bezlotoxumab for Prevention of Recurrent Clostridium difficile Infection

    

            A infecção por Clostridium Difficile é uma das mais temidas na terapia intensiva pela possibilidade de levar a uma colite Pseudomembranosa de difícil controle, aumentando a morbi-mortalidade dos pacientes. Além disso, sua incidência vem aumentando nos últimos anos como uma resposta ao nosso uso exagerado de antibióticos, muitas vezes de forma desnecessária, por isso o desenvolvimento de medidas preventivas dessa complicação ganha destaque especial.

            Nesse contexto,  no artigo do NEJM publicado no dia 26/01/17 há um artigo que avaliou o uso de dois tipos diferentes de anticorpos monoclonais no tratamento profilático contra o retorno da infecção pelo Clostridium. A pesquisa mostrou que o uso de Bezlotoxumab sozinho ou em associação com Actoxumab levaram a uma diminuição significativa de infecção em comparação ao placebo, entretando actoxumab sozinho não se mostrou superior ao placebo.

            Para saber mais sobre a pesquisa há um QUICK TAKE (vídeo) sobre o artigo e você também pode acessar aqui a página do artigo.

 

Download

Clique na imagem abaixo e leia a segunda edição do nosso E-book sobre MBE gratuito para levar onde quiser.