Qual o risco de transmissão de HIV em casais sorodiscordantes?

19/05/2019 20:01

Qual o risco de transmissão de HIV em casais sorodiscordantes?

Artigo: Risk of HIV transmission through condomless sex in serodifferent gay couples with the HIV-positive partner taking suppressive antiretroviral therapy (PARTNER): final results of a multicentre, prospective, observational study

Foi recentemente publicado no Lancet o estudo PARTNER-2. O trabalho é um estudo de coorte que seguiu casais de homens gay sorodiscordantes que mantinham relações sexuais sem uso de preservativos, onde o parceiro soropositivo utilizava Terapia Antirretroviral (TARV). O parceiro soropositivo em suas visitas para atendimento médico a cada 4-6 meses relatar adesão à TARV, uso de estratégias de profilaxia e realizar coleta de sangue para determinar contagem de CD4 e carga viral. O parceiro soronegativo deveria realizar um teste para diagnóstico de HIV e reportar relações extraconjugais. Se o parceiro soronegativo sofresse soroconversão, era feito o sequenciamento de alguns genes do vírus para comparação com o sequenciamento do parceiro que já era soropositivo ao início do estudo.

Foram seguidos 972 casais, com um follow-up mediano de 2.0 anos. Dentre os soropositivos, 97% tinham carga viral indetectável e 99% carga viral inferior a 200 cópias/mL, 73% tinham CD4 superior a 350 células/µL. No seguimento, 37% perderam doses da TARV por mais de quatro dias consecutivos. Dentre os soronegativos, 37% afirmaram ter relações sexuais com outros parceiros. Quinze novas infecções ocorreram entre os que eram inicialmente soronegativos. No entanto, em todas as 15, não havia relação filogenética, e, portanto, não podem ter ocorrido em decorrência de relações com o parceiro soropositivo.

Esse estudo reforça a prova de conceito de que U=U (undetectable = untransmissable)

 

Acesso o artigo em: https://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(19)30418-0/fulltext

Download

Clique na imagem abaixo e leia a segunda edição do nosso E-book sobre MBE gratuito para levar onde quiser.