QUESTÃO 03 - Resposta

06/03/2016 11:06

QUESTÃO 03

(UNESP – 2013) Mulher de 55 anos apresenta-se assintomática. Exame físico: IMC 36 kg/m². Exames laboratoriais: glicemia de jejum 118 mg/dL, GTT de 2 horas 188 mg/dL, HbA1c 6,2%.

 O diagnóstico e a conduta são, correta e respectivamente,

(A) pré-diabetes; orientar dieta para perda de peso, atividade física e considerar uso de metformina.

(B) diabetes mellitus; iniciar metformina e modificações no estilo de vida.

(C) pré-diabetes; orientar dieta para perda de peso e iniciar tiazolidinedionas.

(D) hiperglicemia pós-prandial; orientar mudanças no estilo de vida e iniciar orlistat.

(E) diabetes mellitus; orientar mudança no estilo de vida, iniciar qualquer classe de droga, desde que haja o controle da glicemia.

OBS: GTT (Glucose Tolerance Test)

PET comenta:

            A Diabetes é uma doença que vem aumentando sua prevalência mundial, ainda mais com os hábitos de vida desregrados e sedentarismo que se espalham como uma pandemia. O bom conhecimento do vasto universo dessa doença e, principalmente, das conduta que podem prevenir complicações e reduzir a mortalidade são essenciais para uma boa formação médica. Com base em sua importância uma importante atualização sobre essa doença pode ser feita por meio do estudo das Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes clicando aqui

            A questão nos faz lembrar dos valores de referências dos testes de avaliação de possível diabetes, vamos lá:

 

Jejum

TOTG (2h)

Hb1Ac

Glicemia normal

<100

<140

<6.5%

Tolerância a glicose diminuída

>100 e <126

>=140 e <200

<6.5%

Diabetes mellitus

>=126

>=200

>=6.5%

           

            Analisando os dados fornecidos com os da tabela vemos que todos os testes colocaram o paciente na condição de tolerância a glicose diminuída, que é descrito também como pré-diabetes. Além disso, com o uso do IMC fornecido (IMC=36) podemos classifica-lo com obesidade grau II (entre 35-40).

            Como conduta importante para a melhor qualidade de vida do paciente e melhor prognóstico é importante ressaltar que, mudanças nos hábitos de vida, com atividade física regular e mudança alimentar com consequente perda de peso é capaz de reduzir os riscos de evolução para o diabetes em 30-40%. Ademias, o uso de metformina vem se mostrando capaz de também reduzir esse risco em cerca de 20%. (referência

            A partir das informações acima já é possível conversar com cada item para chegar a resposta correta:

(A) Esse é o item correto, pois além de o colocar corretamente na condição de pré-diabetes, coloca a disposição os três eixos de conduta para esse paciente: mudança de hábitos alimentares, atividade física regular e uso de metformina.

(B)  Esse item está errado, pois o paciente não preenche nenhum critério para diabetes mellitus.

(C)  Apesar de classificar corretamente em pré-diabetes e oferecer a mudança de hábitos de vida, falta a atividade física e as biguanidas (classe da metformina) está mais indicada do que as tiazolidinedionas.

(D) O paciente não tem apenas uma glicemia elevada pós prandial, pois a de jejum também se encontra aumentada. Além disso, o orlistat estaria melhor recomendado em casos de não resposta as mudanças de hábitos alimentares e de atividade física.

(E)  Esse item está errado pois o paciente não preenche nenhum critério para diabetes mellitus.

Desse modo, o item correto é o A)

 

REFERÊNCIA

Diretriz da Sociedade Brasileira de Diabetes (2014-2015)

 

Download

Clique na imagem abaixo e leia a segunda edição do nosso E-book sobre MBE gratuito para levar onde quiser.