QUESTÃO 08 - Resposta

15/05/2016 13:21

QUESTÃO 08

(UNESP – 2013) O tremor característico na doença de Parkinson:

(A) costuma envolver os 4 membros e é de intenção.

(B) é simétrico e de repouso.

(C) é assimétrico e de repouso.

(D) é simétrico e de intenção.

(E) é assimétrico e de intenção

PET comenta:

            A Doença de Parkinson é um distúrbio crônico progressivo que incide em cerca de 2 em cada 100 pessoas com mais de 65 anos, acometendo mais homens (3:2) e iniciando sua apresentação clínica normalmente nos adultos jovens com menos de 45 anos. A fisiopatologia da doença se dá pela perda de tecido neural, produtor de dopamina, na região da substância negra, levando a uma síndrome extra-piramidal.

            O tremor é apenas um dos sintomas que levantam a suspeita do diagnóstico da doença, de modo que se torna interessante revisar alguns sintomas antes de responder a questão.

            O Tremor é classicamente assimétrico e de repouso que diminui durante a execução de um movimento programado, além de mais presente nas extremidades pode ocorrer nos lábios, queixo e língua.

            A Bradicinesia, lentificação dos movimentos, e a hipocinesia, redução da amplitude dos movimentos, ocorrem normalmente após o sintoma de tremor. Nesse contexto, as consequências podem ser encontradas na diminuição da mímica facial, na fala mais baixa, na disartria, na diminuição da letra da escrita a mão e nos passos mais curtos.

            A Rigidez, caracterizado pela maior resistência a realização de movimentos passivos, pode ser demonstrado pelo Sinal da Roda Dentada, que também pode ocorrer em alguns pacientes com tremor essencial.

            As Anormalidades posturais, como a perda de reflexos posturais, ocorrem mais tardiamente na história da doença e não são muito específica para a doença, mas suas consequências devem ser motivo de atenção para cuidados, como a inclinação da cabeça, cifose, quadris e joelhos fletidos, desvio ulnar das mãos, inversão dos pés e inclinação lateral do corpo.

            Além dos sintomas é interessante revisar a fisiopatologia, o diagnóstico as condutas em livros, artigos. Recomendamos esse site para saber um pouco mais

            Analisando os itens da questão poderemos chegar ao item correto:

(A) costuma envolver os 4 membros e é de intenção. (Errado)

(B) é simétrico e de repouso. (Errado)

(C) é assimétrico e de repouso. (CORRETO)

(D) é simétrico e de intenção. (Errado)

(E) é assimétrico e de intenção (Errado)

            Desse modo, o item correto é o C).

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Doença de Parkinson: como diagnosticar e tratar;  Revista Científica da Faculdade de Medicina de Campos. Vol. 2, nº 2, 2007

 

Download

Clique na imagem abaixo e leia a segunda edição do nosso E-book sobre MBE gratuito para levar onde quiser.