Questão 115

23/10/2020 12:24

(USP, 2019)

115 - Quando o professor pergunta “o aluno Maicon me relatou que você está com um quadro gripal. Você acha que é isso mesmo?”, ele está abordando qual componente do Método Clínico Centrado na Pessoa?

a) Entendendo a pessoa como um todo.

b) Explorando a saúde, a doença e a experiência da doença.

c) Elaborando um plano conjunto de manejo dos problemas.

d) Fortalecendo a relação entre a pessoa e o médico.

 

PET Comenta: o professor quer saber a opinião do paciente sobre esse processo de saúde-doença, ou seja, está explorando sua experiência. Isso faz parte do primeiro componente do método em questão, sendo fundamental, para além de abordar informações objetivas e técnicas, avaliar dimensões subjetivas e as experiências do sujeito, como ideias, sentimentos, expectativas e efeitos no funcionamento diário da pessoa e da família. Os demais componentes do método são os seguintes: entender a pessoa como um todo; elaborar um manejo comum; incorporar a prevenção e a promoção de saúde; fortalecer a relação médico-paciente; ser realista.

 

Resposta: letra B.

 

Referências: BARBOSA, M. S.; RIBEIRO, M. M. F. O método clínico centrado na pessoa na formação médica como ferramenta de promoção de saúde. Rev Med Minas Gerais 2016; 26 (Supl 8): S216-S222.

 

Download

Clique na imagem abaixo e leia a segunda edição do nosso E-book sobre MBE gratuito para levar onde quiser.