Questão 117

25/10/2020 12:28

(FMRP-USP 2018)

117 - Uma menina de 8 anos foi vítima de maus-tratos pelo pai, que, ao presenciar a falta de controle dos esfíncteres pela criança durante o sono, reagia nervoso. A equipe de Saúde da Família notificou o caso como suspeita de violência à criança, segundo o protocolo clínico e de regulação para violência doméstica. Feita a investigação com a cooperação de outros setores sociais (escola e Conselhos Tutelar e da Assistência Social), os resultados mostraram que não havia negligência da família com relação aos cuidados gerais prestados. A criança e os pais vêm recebendo assistência psicológica e continuam em seguimento na Saúde da Família. Na avaliação global do caso, foram observados diversos aspectos, que podiam interferir na promoção da saúde e prevenção de doenças. Que instrumento foi utilizado na organização do cuidado da Atenção Básica?

a) intersetorialidade

b) assistência domiciliar

c) territorialização

d) matriciamento

 

PET Comenta: a articulação entre sujeitos de setores diversos configura a intersetorialidade, que contribui significativamente para a efetividade e eficiência no setor saúde, proporcionando uma abordagem mais complexa dos problemas de uma forma geral pelo diálogo entre os setores, com diferentes saberes e poderes. No caso, houve articulação entre equipe de Saúde da Família, escola e Conselhos Tutelar e da Assistência Social.

 

Resposta: letra A.

 

Referências: CAVALCANTI, A. D.; CORDEIRO, J. C. (2015). As ações intersetoriais na Estratégia de Saúde da Família: um estudo da representação do conceito de saúde e de suas práticas na Atenção Básica. Revista Brasileira De Medicina De Família E Comunidade, 10(37), 1-9.

 

Download

Clique na imagem abaixo e leia a segunda edição do nosso E-book sobre MBE gratuito para levar onde quiser.