Questão 128

18/04/2021 12:31

(USP – 21) Você, médico de uma Unidade Básica de Saúde, recebe uma paciente de 30 anos de idade, sem fatores de risco para câncer de mama, mas que acredita que fazer exames preventivos é a melhor forma de se cuidar. Por isso, solicita que você peça uma mamografia de rotina para ela. No entanto, você considera recusar o pedido da paciente quanto à solicitação da mamografia pois isto configura uma medida de prevenção:

Assinale a alternativa correta:

(A) Primária.

(B) Secundária.

(C) Terciária.

(D) Quaternária.

Comentário: As questões de medicina preventiva compõem cerca de 20% da prova objetiva, sendo importante não deixarmos de estudar e fazer questões sobre o tema. Então, vamos relembrar: 

- Prevenção primária é a ação tomada para remover causas e fatores de risco de um problema de saúde individual ou populacional antes do desenvolvimento de uma condição clínica. Inclui promoção da saúde e proteção específica (ex.: imunização, orientação de atividade física para diminuir chance de desenvolvimento de obesidade).

- Prevenção secundária é a ação realizada no intuito de realizar diagnóstico precoce de enfermidades, para que o tratamento seja iniciado de forma a reduzir ou prevenir sua disseminação e efeitos de longo prazo (ex.: rastreamento de câncer de mama)

- Prevenção terciária é a ação implementada para reduzir prejuízos funcionais consequentes de um problema agudo ou crônico já instalado e diagnosticado, incluindo reabilitação (ex.: prevenir complicações do diabetes, reabilitar paciente pós-infarto – IAM ou acidente vascular cerebral).

- Prevenção quaternária é a detecção de indivíduos em risco de intervenções, diagnósticas e/ou terapêuticas, excessivas para protegê-los de novas intervenções médicas inapropriadas e sugerir-lhes alternativas eticamente aceitáveis. Visa reduzir possíveis iatrogenias.

Portanto, ao não solicitarmos uma mamografia para uma paciente de risco habitual fora da faixa etária para início do rastreio do câncer de mama, estamos realizando uma medida de prevenção quaternária, evitando que ela se submeta a procedimentos desnecessários e que podem desencadear uma cascata iatrogênica nesta paciente. Resposta: alternativa D.

Referência:

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Rastreamento / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 1. ed., 1. reimpr. – Brasília : Ministério da Saúde, 2013.

 

Download

Clique na imagem abaixo e leia a segunda edição do nosso E-book sobre MBE gratuito para levar onde quiser.