Questão 130

18/04/2021 12:33

(Unicamp - 21) Gestante saudável, sem morbidades pregressas, 39 semanas de idade gestacional. No momento do parto está clinicamente bem e com infecção pelo SARS-CoV-2. A CONDUTA

COM O RECÉM-NASCIDO (RN) APÓS O PARTO É:

a. Manter mãe e RN em quarto privativo e contraindicar o aleitamento materno.

b. Manter mãe e RN em quarto privativo e promover o aleitamento materno.

c. Separar mãe do RN por 14 dias e contraindicar o aleitamento materno.

d. Separar mãe do RN por 14 dias e oferecer leite materno ordenhado.

Comentário: Questões envolvendo a Covid-19 serão cada vez mais frequentes nas provas, então vamos ficar atentos. Nesta questão, estamos diante de uma puérpera clinicamente estável e com diagnóstico de SARS-CoV-2/Covid-19. Neste caso, o Manual de Recomendações para a Assistência à Gestante e Puérpera frente à Pandemia de Covid-19 traz a seguinte sugestão: 

Puérperas com Covid-19 e clinicamente estáveis com RN assintomático:

  • Devem ficar em isolamento privativo e manter a distância de, no mínimo, um (1) metro entre leito da mãe e o berço, nos intervalos das mamadas. 

  • Devem ser orientadas a realizar higienização das mãos por, pelo menos, 20 segundos antes de pegar no RN ou de manipular mamadeiras e bombas de leite, quando for necessário. 

  • Devem usar máscaras cobrindo o nariz e boca durante todo o tempo. 

  • Podem solicitar a ajuda de alguém que esteja saudável para ofertar o leite materno em colher ou copinho ao RN. 

  • Após a mamada, os cuidados com o RN devem ser feitos por outra pessoa que não tenha sintomas ou que não esteja confirmada com Covid-19. 

  • Em caso da troca de fraldas, antes ou após a mamada, a mãe deve usar luvas cirúrgicas, quando possível.

Perceba que não há indicação de separar a mãe do RN nem de contraindicar o aleitamento materno. Neste caso, basta manter mãe e filho em quarto privativo e reforçar medidas de proteção. Resposta: alternativa B.

Referência:

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Manual de Recomendações para a Assistência à Gestante e Puérpera frente à Pandemia de Covid-19 [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção Primária à Saúde. – Brasília : Ministério da Saúde, 2020.

 

Download

Clique na imagem abaixo e leia a segunda edição do nosso E-book sobre MBE gratuito para levar onde quiser.