Questão 137

18/05/2021 11:51

(UFRN - 2019)

Na assistência pré-natal, a recomendação atual para a prevenção da coqueluche em gestantes não vacinadas e/ou com histórico vacinal desconhecido é:

a) vacinação com apenas uma dose de tripla contra difteria, tétano e coqueluche a partir da 20ª semana.

b) vacinação com três doses da vacina dupla contra difteria e tétano, sendo a tripla contra difteria, tétano e coqueluche apenas indicada antes da gestação.

c) vacinação com duas doses da vacina dupla contra difteria e tétano e uma dose de tripla contra difteria, tétano e coqueluche a partir da 20ª semana.

d) vacinação com uma dose da vacina dupla contra difteria e tétano e uma dose de tripla contra difteria, tétano e coqueluche a partir da 20ª semana.

PET comenta: Em caso de desconhecimento ou vacinação não realizada de dTpa – tríplice bacteriana acelular do tipo adulto (difteria, tétano e coqueluche) –, a conduta a ser realizada na assistência pré-natal é a aplicação de duas doses de dT (no início da gestação com intervalo de 1 mês) e uma dose de dTpa (a partir de 20 semanas).  

Gabarito: letra C

Referência: Programa Vacinal para Mulheres. 2a ed. São Paulo: Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO); 2021. 206p. (Série Orientações Recomendações FEBRASGO, no.1 /Comissão Nacional Especializada de Vacinas).

Download

Clique na imagem abaixo e leia a segunda edição do nosso E-book sobre MBE gratuito para levar onde quiser.