Questão 142

26/06/2021 11:55

UNICAMP 2016

Uma mulher de 30 anos, G1P0A0, em seguimento regular de pré-natal, realizou ultrassonografia com 12 semanas, concordante com amenorreia. Atualmente, com idade gestacional de 30 semanas, refere endurecimento da barriga há 1 dia, acompanhado de saída de secreção espessa por via vaginal. Com antecedente pessoal de tabagismo, ao exame físico apresenta altura uterina = 25 cm, batimentos cardiofetais = 152 bpm, dinâmica uterina ausente e especular com ausência de secreções e pH = 5,5. O diagnóstico é:

a) restrição de crescimento intrauterino

b) amniorrexis

c) trabalho de parto prematuro

d) gestação dentro da normalidade

 

PET COMENTA: Analisando as alternativas, essa secreção vaginal espessa e o aumento do pH sejam justificáveis pela ocorrência de vulvovaginite, uma vez que o líquido amniótico é fluido. A dinâmica uterina está ausente, o que descarta a hipótese diagnóstica de trabalho de parto prematuro. A discrepância entre a idade gestacional e a altura uterina representa uma anormalidade na gestação. A idade gestacional está corretamente datada pelo ultrassom do 1º trimestre. Ocorre uma discrepância entre a idade gestacional e a altura uterina, provavelmente devido ao quadro de restrição de crescimento fetal. Portanto a alternativa correta é a letra A


REFERENCIA: Moreira Neto, Artur da Rocha; Córdoba, José Carlos Martins; Peraçoli, José Carlos. Etiologia da restrição de crescimento intrauterino (RCIU). Comunicação em Ciências da Saúde, v. 22, sup. 1, p. 21-30, 2011. Disponível em: <https://hdl.handle.net/11449/136944>.

Download

Clique na imagem abaixo e leia a segunda edição do nosso E-book sobre MBE gratuito para levar onde quiser.