QUESTÃO 16 - Resposta

04/09/2016 09:42

QUESTÃO 16

(SURCE – Acesso Direto 2016) Mulher de 35 anos comparece para avaliação com história de febre não mensurada, perda de peso com apetite preservado, sudorese e palpitações. No exame físico, você observa frequência cardíaca de 108 bpm, Pressão arterial 150x60 mmHg, mãos quentes e úmidas e leve tremor de extremidades. Qual dos itens abaixo representa a combinação de exames esperada nesse caso?

A) TSH baixo e T4 livre baixo.

B) TSH alto e T4 livre baixo.

C) TSH alto e T4 livre alto.

D) TSH baixo e T4 livre alto.

 

*SURCE: Seleção unificada de residência médica do estado do Ceará

PET Comenta:

            A tireoide é uma glândula pequena, mas que produz hormônios de suma importância para o bom funcionamento do corpo humano, pois regula a atividade metabólica de diversas funções celulares nos mais diversos tecidos do nosso corpo. A desregulação da produção dos hormônios tireoideanos pode levar, de forma simplificada, a duas condições: Hipertireoidismo (super produção) e Hipotireoidismo (sub produção), que apresentam sintomas de certa forma apostos.

São doenças extremamente prevalentes e que devem ser de conhecimento de todos os médicos, principalmente, pela facilidade de diagnóstico e manutenção do tratamento pela solicitação de exames laboratoriais bem disseminados, que são o TSH (hormônio produzido pela hipófise para estimular a produção de hormônios da tireoide) e o T4 livre (fração livre, não ligada a proteínas transportadoras, do hormônio tireoideano T4).

A produção pela hipófise do TSH tem por objetivo o estímulo a produção e liberação dos hormônios tireoideanos T3 e T4 para que eles realizem suas funções, mas para que eles cheguem em seus sítios de ação (células de diversos tecidos) é necessário a ligação desses hormônios a proteínas de ligação. Quando há um aumento da concentração de T3 e T4 ocorre um feedback negativo na hipófise inibindo a produção de TSH, levando a sua redução e, consequentemente, a redução da liberação de T3 e T4. Esse é o equilíbrio simplificado a Tireoide. (veja imagem aqui)

De modo mais direcionado vamos nos atentar para a clínica da doença Hipertireoidismo, como exemplo, que acomete mais mulheres entre os 20-40 anos.

Sinais e sintomas de hipertireoidismo

Sensação de calor

Aumento da transpiração

Fraqueza muscular

Mãos trêmulas

Batimentos cardíacos acelerados

Cansaço/fadiga

Perda de peso

Irritabilidade e ansiedade

Irregularidade menstrual e/ou infertilidade

 

Assim, fica fácil admitir a grande possibilidade da paciente em questão estar em avaliação para hipertireoidismo, pois além da idade, do sexo há a presença de vários sintomas da clínica do hipertireoidismo. Vamos agora avaliar como deve apresentar os exames laboratoriais dessa paciente.

Inicialmente, se o hipertireoidismo representa um aumento na produção dos hormônios tireoideanos, as frações livres do T3 e do T4 devem estar aumentadas, e pela maior meia vida do T4 acaba sendo melhor preditor de alteração crônica. Além disso, como já vimos, quando temos hormônios livres aumentados ocorre um processo de feedback negativo na hipófise com o intuito de reduzir a produção de TSH! Que agora mais baixo não irá estimular a produção de T3 e T4, em uma tentativa de reestabelecer o equilíbrio. (aprofunde seus conhecimento aqui)

Por fim, fica intuitivo que em pacientes com suspeita de hipertireoidismo podemos realizar a confirmação com exames laboratoriais no qual apresente TSH baixo e T4 livre alto.

Desse modo, o item correto é o D).

 

OBS: Sugerimos a visualização deste vídeo para melhor compreensão de Hipertoreoidismo

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Consenso brasileiro para o diagnóstico e tratamento do hipertireoidismo: Recomendações do departamento de tireoide da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.

https://www.scielo.br/pdf/abem/v57n3/v57n3a06.pdf

https://www.endocrino.org.br/entendendo-tireoide-hipertireoidismo/

Download

Clique na imagem abaixo e leia a segunda edição do nosso E-book sobre MBE gratuito para levar onde quiser.