QUESTÃO 21 - Resposta

13/11/2016 09:39

QUESTÃO 21

(CEREM-MG – Acesso Direto 2011) Um médico do serviço de resgate retornava para casa quando presenciou colisão de automóvel de passeio na traseira de caminhão. O acidente ocorreu em uma via com grande fluxo de tráfego e velocidade máxima permitida de 80km/h. Foi o primeiro a se aproximar do veículo acidentado, percebendo que o motorista do automóvel apresentava-se inconsciente, com sangramento profuso na cabeça e com dificuldade respiratória. A conduta inicial imediata deveria ser:

A) Administrar oxigênio suplementar

B) Colocar colar cervical e manter vias aéreas pérvias

C) Puncionar veia periférica e administrar imediatamente cristalóide

D) Sinalizar a via de tráfego

 

PET Comenta:

            Essa questão é muito simples e direta, mas exatamente por causa dessa simplicidade pode-se torna um alvo fácil de errar! Responder essa pergunta significa lembrar do início do atendimento pré-hospitalar ao traumatizado, algo que antecede mesmo o contato com paciente, que muitas vezes pode acabar sendo considerado como prioridade.

            Com a presença ou não do médico (ou outro capacitado) a etapa da avaliação da cena, que antecede o cuidado direto do paciente, na qual deve-se assegurar que a cena esteja segura e avaliar a natureza da situação. Desse modo, após presenciar o acidente e sendo o primeiro a chegar ao local é seu dever realizar a devida sinalização da via de tráfego para se atingir um estatus de segurança local propício ao início do atendimento do paciente.

            Essa etapa de sinalização, de tornar o ambiente do sinistro seguro ao atendimento tem por base não amplificar as consequências do acidente, pois a área ocupada por uma colisão de um automóvel com um caminhão é grande e, assim, aumenta-se as chances de ocorrer um novo acidente nessa região e aumentar o número de feridos. (veja mais aqui)

            Desse modo, vendo os itens da questões observamos que apenas um faz referência a etapa da avaliação da cena e segurança dela, quando fala em “Sinalizar a via de tráfego”, sendo está a primeira conduta ao chegar em um acidente como o da questão.

            Dessa forma, o item correto é o D)

 

VEJA TAMBÉM VÍDEO AULAS SOBRE PHTLS:

Acesse aqui

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Atendimento Pré-hospitalar ao Traumatizado (PHTLS) – tradução da 7° edição

https://pt.slideshare.net/tamaraalmeida566/avaliao-da-cena-trauma-phtls

https://www.youtube.com/watch?v=8IInVcwENH0

 

Download

Clique na imagem abaixo e leia a segunda edição do nosso E-book sobre MBE gratuito para levar onde quiser.