QUESTÃO 30 - Resposta

30/04/2017 13:33

QUESTÃO 30

UNICAMP 2017 (Acesso direto)

Primigesta, 20ª, com 12 semanas de gestação, inicia pré-natal e recebe resultado de VDRL ¼. A paciente é assintomática e não refere história conhecida de nenhum tratamento. A conduta é:

A)     Realizar prova treponêmica e, se positiva, tratamento, com abordagem do parceiro.

B)      Realizar prova treponêmica e, se positiva, tratamento do paciente como sífilis primária, sendo o título alto.

C)      Repetir a sorologia e, se o título aumentar, tratamento do casal como fase latente indeterminada.

D)     Expectante, pois se trata de cicatriz sorológica.

 

PET Comenta:

                A sífilis na gestação é uma doença de extrema preocupação, pelas suas consequências devastadoras para o feto, por isso a sua triagem já começa no primeiro trimestre e vai até como pré-requisito para a alta da maternidade. A simplicidade de seu tratamento faz com que a opção pela escolha do tratamento se sobressaia com a conduta expectante.

                Nesse contexto, com referência pela Febrasgo (2009) temos que a presença de VDLR menor que 1/8 necessita de outro teste não treponêmico (outro VDRL) ou um teste treponêmico (FTA-ABS) para confirmação. Assim, na presença de um FTA-ABS positivo está indicado o tratamento da gestante com penicilina de acordo com a fase da doença e sem esquecer da importância do tratamento do parceiro para evitar reinfecção.

                Ademais, é interessante relembrar o fenômeno Prozona! Que representa um resultado falso-negativo em sorologia não treponêmica (VDRL) principalmente em casos de sífilis secundária. Este efeito ocorre quando há um predomínio de anticorpos antitreponêmicos em relação ao número de anticorpos circulantes, levando a falsos-negativos nas primeiras diluições. Dessa forma, para evitar esse efeito se deve aumentar as diluições sempre até no mínimo 1/16, diminuindo assim os falsos-negativos do teste.

 

Desse modo, o item correto é o A)

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Transmissão vertical da sífilis: prevenção, diagnóstico e tratamento Vertical transmission of syphilis: prevention, diagnostic and treatment – FEBRASGO 2019

https://www.febrasgo.org.br/site/wp-content/uploads/2013/05/Feminav37n2p83-90.pdf

do Programa, Coordenação. "Sífilis congênita e sífilis na gestação." Rev Saúde Pública 42.4 (2008): 768-72.

https://www.scielo.br/pdf/rsp/v42n4/itss.pdf

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!