QUESTÃO 33 - Resposta

25/06/2017 13:23

QUESTÃO 33

ASSOCIAÇÃO MÉDICA DO PARANÁ 2017 (Acesso direto)

Paciente de 38anos de idade apresenta nódulo tireóideo palpável em consulta de rotina. A ultrassonografia confirma nódulo tireóideo solitário com 1,2cm no maior eixo. Traz exame de TSH 0,2mUI/L.

A conduta indicada neste momento é:

  1. Monitorização com ultrassonografia.

  2. Punção aspirativa por agulha fina.

  3. Cintilografia de tireóide.

  4. Tireoidectomia parcial.

  5. Seguimento clínico.

 

PET Comenta:

        Os nódulos na tireoide são relativamente comuns e com baixa malignidade, já que cerca de 90% são benignos. Quando ocorre em homens leva a uma maior atenção já que 8% dos nódulos neste sexo são malignos, enquanto 4% no sexo feminino.

        Na questão abaixo temos dois pontos interessantes: Um paciente com nódulo maior que 1 cm, mas sem a descrição de outras características, como calcificação e presença de conteúdo líquido e um TSH baixo (referência: 0.4-4) que estaria indicando um defeito na sua produção ou um feedback negativo por parte de um nível elevado de T4L.

       No contexto global do paciente poderíamos colocar como principal hipótese diagnóstica a presença de um nódulo produtor de hormônios tireoidianos que estaria sendo o responsável pela supressão do TSH. Desse modo, para a confirmação desta hipótese precisaríamos testar a atividade do nódulo por meio do exame chamado de Cintilografia de Tireoide com Iodo.

        Na cintilografia, se detecta como está a captação do Iodo nas diferentes partes da tireoide, assim, se a região do nódulo estiver hiperfuncionante teremos essa confirmação pelo teste e, assim, poderemos partir para a conduta adequada ou aos próximos exames, como a punção aspirativa.

        Dessa forma, para um caso de TSH baixo em presença de nódulo devemos sempre pensar em um adenoma produtor de hormônio (hiperfunção), sendo solicitado inicialmente a cintilografia. Saiba mais sobre protocolo aqui.

Desse modo, o item correto é o C)

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Protocolo de nódulo tireoidiano (no adulto) – Hospital Universitário - UFSC

https://www.hu.ufsc.br/setores/endocrinologia/wpcontent/uploads/sites/23/2015/01/PROTOCOLO-DE-N%C3%93DULO-TIREOIDIANO-NO-ADULTO-07-de-agosto2.pdf

https://www.accamargo.org.br/tudo-sobre-o-cancer/tireoide/38/

https://www.endocrino.org.br/entendendo-tireoide-nodulos/

 

 

Download

Clique na imagem abaixo e leia a segunda edição do nosso E-book sobre MBE gratuito para levar onde quiser.