QUESTÃO 34 - Resposta

06/08/2017 22:23

QUESTÃO 34

ASSOCIAÇÃO MÉDICA DO PARANÁ 2017 (Acesso direto)

A LNNC - Lista Nacional de Notificação Compulsória definida em Portaria do Ministério da Saúde em Junho de 2014, inclui:

A) diarreia aguda.

B) violência doméstica.

C) diabetes gestacional.

D) acidente de trânsito.

E) acidente vascular cerebral.

PET Comenta:

O conhecimento das doenças de notificação compulsória é importante, não apenas para a resolução de questões, mas para a prática médica, quando se deparar com alguns desses agravos ou doenças.

Existem vários tipos de notificações: Imediatas, semanal, e outras que servem para que o gestor de saúde tenha uma noção real sobre como tais doenças alvo estão ocorrendo em sua região, de modo a facilitar o desenvolvimento de políticas públicas direcionadas a esses achados.

Na portaria GB/MS N° 1.271, de 06 de Junho de 2014 temos a seguinte descrição abaixo (veja na íntegra aqui):

“Art. 2º Para fins de notificação compulsória de importância nacional, serão considerados os seguintes conceitos: I - agravo: qualquer dano à integridade física ou mental do indivíduo, provocado por circunstâncias nocivas, tais como acidentes, intoxicações por substâncias químicas, abuso de drogas ou lesões decorrentes de violências interpessoais, como agressões e maus tratos, e lesão autoprovocada;”

Desse modo, temos na violência doméstica mais um agravo de notificação compulsória que merece todo um cuidado especial por parte dos profissionais da saúde.

Aproveite esse momento para revisar todas as doenças de notificação compulsória, clicando aqui.

 

Desse modo, o item correto é o B)

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

https://www.anvisa.gov.br/hotsite/cruzeiros/documentos/2013/lista_nacional_de_doencas_de_notificacao_compulsoria_.pdf

https://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2014/julho/01/PORTARIA-1271-2014---LISTA-NACIONAL-DE-NOTIFICAcaO-COMPULSoRIA.pdf

 

Download

Clique na imagem abaixo e leia a segunda edição do nosso E-book sobre MBE gratuito para levar onde quiser.