QUESTÃO 35 - Resposta

20/08/2017 20:25

QUESTÃO 35

(UFRN 2017) - Acesso Direto

A febre do Chikungunya caracteriza-se por quadro febril de início súbito, artralgia intensa, edema de extremidades, exantema maculopapular, hiperemia conjuntival e apresenta -se de forma epidêmica em vários estados do Brasil. Com relação a essa doença, é correto afirmar:

A) tem caráter exclusivamente agudo, não havendo relato de evolução para cronicidade em nenhuma faixa etária.

B) as crianças, principalmente lactentes e recém-nascidos, podem apresentar formas atípicas e mais graves como encefalite, miocardite e erupções vesicobolhosas.

C) é assintomática ou oligossintomática, na maioria dos casos, e apresenta pouca morbidade.

D) a febre do Chikungunya não apresenta formas atípicas ou graves.

 

PET Comenta:

 

A febre do Chikungunya é uma arbovirose febril aguda na qual a maioria dos pacientes infectados é sintomática, mas pode evoluir de forma crônica com poliartralgia, podendo haver também artrite aguda. Além disso, essa doença pode se manifestar de forma severa – encefalite, hepatite, miocardite – especialmente em pacientes idosos, neonatos ou que já apresentam outras doenças de base. Na fase aguda, é pouco comum o envolvimento do globo ocular, mas há relatos de conjuntivite, uveíte e retinite relacionados ao vírus da Chikungunya.

São sinais e sintomas típicos da febre do Chikungunya febre alta, mialgia, cefaleia, astenia e rash (geralmente maculo-papular). A dor articular é característica e tão intensa que provavelmente deu origem ao nome da doença – o nome Chikungunya significa “aqueles que se dobram” no idioma Makonde.

É importante lembrar que o Brasil é uma região que o vírus da Dengue, da Zika e da Chikungunya coexistem, sendo importante e muitas vezes sutil diferenciar as três doenças. Como o vírus da Dengue é o mais relacionado aos casos graves, todos os pacientes são inicialmente tratados como tal até melhor esclarecimento diagnóstico.

Desse modo, o item correto é: letra B

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. Burt FJ, Rolph MS, Rulli NE, Mahalingam S, Heise MT. Chikungunya: A re-emerging virus. Lancet [Internet]. 2012;379(9816):662–71. Available from: https://dx.doi.org/10.1016/S0140-6736(11)60281-X

2. Weaver SC, Lecuit M. Chikungunya Virus and the Global Spread of a Mosquito-Borne Disease. N Engl J Med. 2015;372(13):1231–9.

Download

Clique na imagem abaixo e leia a segunda edição do nosso E-book sobre MBE gratuito para levar onde quiser.