QUESTÃO 38 - Resposta

08/10/2017 11:11

QUESTÃO 38

(UNICAMP – 2017 - ACESSO DIRETO) Homem 32a, trabalhador da área de mineração, procedente de Santarém (PA). Procura a Unidade Básica de Saúde com queixa de fraqueza progressiva e perda de 10 Kg há 4 meses. Há 2 meses vem apresentando episódios frequentes de febre de 38 ºC à noite, que cede com o uso de medicação. Exame físico: Regular estado geral, emagrecido, PA= 100x70 mmHg, FC= 108bpm. Abdome: dor à palpação profunda com baço palpável na cicatriz umbilical. Hemograma: Hb= 7,3g/dL, leucócitos= 1.900/mm3 (metamielócitos 2%, mieloócitos 4%, bastonetes 8%, segmentados 61%, linfócitos 24%, monócitos 1%), plaquetas= 33.000/mm3.

A HIPÓTESE DIAGNÓSTICA É:

a. Leucemia mieloide crônica em fase acelerada.

b. Lúpus eritematoso sistêmico.

c. Leishmaniose visceral.

d. Mielofibrose primária.

 

PET COMENTA:

 

A Leucemia crônica em fase acelerada apresenta manifestações clínicas semelhantes às do caso, como perda de peso, febre, esplenomegalia persistente. No entanto, no hemograma espera-se leucocitose e plaquetose, algo que não é visualizado.

Para o Lúpus, apesar de o hemograma estar compatível, a epidemiologia fala fortemente contra, pois é uma doença que acontece numa proporção de 10 mulheres para 1 homem. Além disso, artrite e rash malar são os sintomas mais comuns em que se abre o quadro, sintomas esses não relatados pelo paciente.

A Leishmaniose visceral (calazar) se caracteriza por uma febre duradoura, frequentemente alcançando meses, acompanhada de sinais comuns da síndrome febril: fraqueza, prostração, cefaleia, anorexia. Como consequência, espera-se perda considerável de peso, o que ocorreu com o paciente. Quanto ao exame físico, espera-se hepatoesplenomegalia, mas principalmente espleno. No tocante ao hemograma, a doença cursa com anemia, leucopenia e trombocitopenia (pancitopenia).

Por fim, a Mielofibrose primária é uma doença assintomática em muitos casos. Quando sintomática, cursa com alguns dos sintomas apresentados pelo paciente, principalmente a febre acompanhada de fraqueza e esplenomegalia. No entanto, como na maioria das doenças hematológicas, a febre costuma ser mais irregular do que a apresentada. No hemograma, eventualmente pode-se ver anemia e plaquetopenia. Entretanto, a faixa etária mais acometida é entre 50 e 70 anos, não a do paciente.

 

Dessa forma, o item correto é o C).

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

 

Tratado de Infectologia – Veronesi-Focaccia; 5ª Edição; Volume 2; 1859-1887.

https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/hematologia-e-oncologia/dist%C3%BArbios-mieloproliferativos/mielofibrose-prim%C3%A1ria

https://www.abrale.org.br/mielofibrose/diagnostico

Neoplasia mieloproliferativas: revisão dos critérios diagnósticos e dos aspectos clínicos – Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia: vol 32, nº4, São Paulo 2010

https://www.reumatousp.med.br/para-pacientes.php?id=44991808&idSecao=18294311

Leucemia Mieloide Crônica: História Natural e Classificação - Rev. bras. hematol. hemoter. 2008;30(Supl. 1):3-7

 

Download

Clique na imagem abaixo e leia a segunda edição do nosso E-book sobre MBE gratuito para levar onde quiser.