QUESTÃO 41 - Resposta

19/11/2017 08:19

QUESTÃO 41

UFCG 2016 – (Acesso Direto) Os resultados do EMPA-REG publicados em setembro de 2015 mostraram redução da morbimortalidade cardiovascular em diabéticos tipo 2 em uso de empagliflozina. O mecanismo de ação da droga é melhor descrito na seguinte alternativa:

a) Sensibilização periférica à insulina, com predomínio hepático.

b) Sensibilização periférica à insulina, com predomínio muscular e adiposo.

c) Inibição da DPP-IV, com efeito incretinomimético.

d) Inibição do cotransportador sódio-glicose no túbulo contorcido proximal.

e) Estímulo à liberação de insulina pelas células beta pancreáticas.

 

PET Comentário:

Essa questão busca trazer a tona uma revisão sobre os vários tipos hipoglicemiantes orais e de suas características em modo de ação. Assim, ao falarmos da Empagliflozina (ou dapagliflozina, canagliflozina, serfgliflozina e outros) estamos nos referindo sobre uma das classes mais novas do mercado: Inibidores de SGLT-2.

A proteína transmembrana SGLT-2 (Sodium-glucose cotransporter type 02) é responsável pela reabsorção da glicose que foi filtrada pelos glomérulos antes que está seja eliminada pela urina. Além disso, a do tipo 02 está localizada nos túbulos contorcidos proximais e é responsável por cerca de 90% da reabsorção, enquanto a tipo 01 fica com apenas 10% da reabsorção.

Nesse contexto, o uso da medicação tem por objetivo bloquear a proteína cotransportadora, reduzindo a reabsorção de glicose e, consequentemente, aumentando sua eliminação na urina, o que acaba por reduzir os níveis glicêmicos no sangue. Com essas informações fica fácil perceber o item correto da questão.

Aproveitando a discussão sobre a classe vale o comentário sobre algumas desvantagens sobre seu uso: aumento do número de infecções urinárias, sua contraindicação ao uso concomitante com sulfonilureias e diuréticos, além, de não poder ser usados em pacientes com redução moderada ou intensa da função renal. Se quiser saber mais clique aqui para ver uma aula interessante sobre essa classe. (https://www.uniube.br/propepe/ligas/diabetes/arquivos/2015/Inibidores_de_SGLT-2.pdf)

 

Desse modo, o item correto é o D)

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  1. De Fronzo RA. From the Triumvirate to the Ominous Octet: A New Paradigm for the Treatment of Type 2 Diabetes Mellitus. Diabetes Care 2009;58:773-95.

  2. FERREIRA, Valceir Aparecido. Avanços farmacológicos no tratamento do Diabetes tipo 2. Brazilian Journal of Surgery and Clinical Research – BJSCR. Sarandi, Paraná, Brasil. Vol.8, n.3, pp.72-78, set. 2014.

  3. RABELO, Joana Chaves; ROCHA, Felisbela. Glicosúria renal: a propósito de dois casos clínicos. Jornal Brasileiro de Nefrologia. vol.34 n.3, São Paulo-SP, jul. 2012.

Download

Clique na imagem abaixo e leia a segunda edição do nosso E-book sobre MBE gratuito para levar onde quiser.