Questão 68

03/05/2020 07:55

(UNESP 2018) Lactente de 10 meses com história de febre alta nos últimos três dias (3 episódios ao dia), com irritabilidade e discreta diminuição do apetite. Logo após o desaparecimento do último pico febril, passou a apresentar rash maculopapular, que começou no tronco e evoluiu para cabeça e membros. A principal hipótese diagnóstica é: 

 

(A) exantema súbito por Parvovírus B-19. 

(B) roseola infantum por Varicela Zoster. 

(C) escarlatina por Streptococcus beta hemolítico do grupo A. 

(D) exantema súbito por Herpes 6 e 7.

 

PET comenta:

A questão descreve bem o quadro clínico do exantema súbito: lactente com febre alta por alguns dias que, ao cessar, é seguida por um exantema maculopapular. 

A letra A está incorreta pois o agente etiológico não é o Parvovírus B-19. Esse agente causa o eritema infeccioso.

A letra B apresenta a opção de roseola infantum, que nada mais é do que um nome diferente para exantema súbito. E, mais uma vez, seu agente etiológico não é o vírus Varicela Zoster. Esse causa varicela na criança.

A letra C não responde bem a questão, pois escarlatina geralmente cursa com outros sinais, ausentes nesse caso, como: palidez perioral (sinal de Filatov), eritema em dobras (sinal de Pastia), amigdalite, língua em framboesa, exantema escarlatiniforme, não maculopapular. Além disso, geralmente acomete crianças mais velhas (5 a 12 anos).

 

Letra correta: D

 

Referências Bibliográficas:

1 - Abordagem Diagnóstica das Doenças Exantemáticas na Infância  (Artigo de Revisão) -  Revista de Medicina e Saúde de Brasília

ttps://site.medicina.ufmg.br/wp-content/uploads/sites/30/2016/03/Exantemas-na-Inf%C3%A2ncia_-artigo-Silva-et-al-2012.pdf

2 - Manual das Doenças Exantemáticas Febris

 https://www.dive.sc.gov.br/conteudos/publicacoes/Exantemas-Miolo-Visualizacao.pdf

 

Download

Clique na imagem abaixo e leia a segunda edição do nosso E-book sobre MBE gratuito para levar onde quiser.