Questão 70

03/05/2020 08:01

(UNESP 2018) Mulher de 37 anos refere corrimento vaginal amarelado e espesso, prurido vulvovaginal intenso e ardência miccional. Está no 24º dia do ciclo menstrual, nega uso de método contraceptivo e relata estar em pausa sexual há 6 meses. Exame ginecológico: vulvite intensa, conteúdo vaginal aumentado, bifásico, teste de aminas negativo e pH 4,4. Bacterioscopia do conteúdo vaginal mostrada a seguir: O diagnóstico é:

 

 

(A) dermatose vulvar. 

(B) vaginose citolítica. 

(C) vaginite descamativa inflamatória. 

(D) candidíase vulvovaginal.

 

PET comenta:

A questão descreve o quadro clínico clássico de uma vulvovaginite: mulher em idade fértil, com corrimento vaginal amarelado, espesso, associado a prurido e ardência miccional. Além disso, a bacterioscopia revela a presença de pseudo-hifas. O pH está mais ácido que o normal e o teste das aminas foi negativo. Com essas características, o diagnóstico de candidíase vulvaginal é feito.

É importante lembrar que a vulvovaginite também pode ser causada por Trichomonas, Gardenerella ou outros anaeróbios. No caso da infecção por Gardenerella (vaginose bacteriana), o teste das aminas seria positivo. Na tricomoníase, haveria história de relação sexual desprotegida.

O termo ‘dermatose vulvar’ se refere aos líquens, que, apesar de cursarem com prurido, não apresentam os outros sintomas do caso acima.

A vaginose citolítica, apesar de mimetizar em tudo uma candidíase vulvovaginal, é um diagnóstico de exclusão, após refratariedade ao tratamento. Ela ocorre devido à uma superproliferação dos lactobacilos. Na questão, essa hipótese é excluída devido à presença de pseudo-hifas.

A vaginite descamativa inflamatória também cursa com os mesmos sintomas da candidíase vulvovaginal, porém o exame a fresco revela a presença de leucócitos, com predomínio de polimorfonucleares. Também não é o primeiro diagnóstico a se pensar, muito menos quando se visualiza pseudo-hifas ao microscópio.

 

Letra correta: D

Referências Bibliográficas:

1 - Manual de Patologia do Trato Genital Inferior (FEBRASGO)

https://www.febrasgo.org.br/images/arquivos/manuais/Manual_de_Patologia_do_Trato_Genital_Inferior/Manual-PTGI-Cap-05-Dermatoses-Vulvares-Liquens.pdf

2 - Vaginose citolítica: uma entidade subdiagnosticada que mimetiza a candidíase vaginal  https://www.scielo.mec.pt/pdf/aogp/v11n2/v11n2a07.pdf

3 - Vaginite inflamatória descamativa https://www.scielo.mec.pt/pdf/aogp/v10n4/v10n4a07.pdf

 

Download

Clique na imagem abaixo e leia a segunda edição do nosso E-book sobre MBE gratuito para levar onde quiser.