Questão 72

04/05/2020 18:57

(UNESP 2018) Homem, 53 anos, tabagista há 32 anos, apresenta dor precordial intensa irradiada para o braço esquerdo com duração de 25 minutos, acompanhada de falta de ar, sem queixas prévias. Exame físico: PA = 140x90 mmHg, FC = 100 bpm e crepitações pulmonares bilaterais em bases e terços médios. ECG: inversão de onda T nas derivações precordiais. Troponinas normais. O diagnóstico e a conduta são, respectivamente, 

 

(A) infarto sem supradesnivelamento do segmento ST; angiografia em até 72 horas. 

(B) angina instável de alto risco; angiografia em até 2 horas. 

(C) angina instável de risco intermediário; angiografia em até 24 horas. 

(D) angina instável de baixo risco; tratamento clínico não invasivo.

 

 

PET comenta:

A questão descreve um paciente com dor anginosa clássica. No entanto, o ECG não mostra supradesnivelamento do segmento ST, apenas inversão de onda T, uma alteração inespecífica de repolarização. Além disso, os troponinas estão normais, nos levando a concluir que não se trata de um infarto agudo do miocárdio, mas de uma angina instável. Porém, isso não afasta a gravidade do quadro, pois há crepitações pulmonares bilaterais até terços médios acompanhado de dispneia. Assim, o paciente está em vias de ter um edema agudo de pulmão (Killip 3). Esse quadro classifica-se, então, como uma angina instável de alto risco e uma intervenção invasiva é urgentemente necessária.

 

Letra correta: B

 

Referências Bibliográficas:

1 - Diretriz Brasileira de Angina Instável e IAM

https://publicacoes.cardiol.br/consenso/2007/diretriz_SIMI.pdf

2 - ACC/AHA 2007 Guidelines for the Management of Patients With Unstable Angina/Non–ST-Elevation Myocardial Infarction: Executive Summary. Circulation 116:803-877, 2007.

https://www.ahajournals.org/doi/abs/10.1161/circulationaha.107.185752

Download

Clique na imagem abaixo e leia a segunda edição do nosso E-book sobre MBE gratuito para levar onde quiser.