Questão 76

04/05/2020 19:11

(PUC-PR - 2016)

Em relação à dissecção aórtica, o tratamento cirúrgico está indicado para os pacientes:

 

a. Tipo II de DeBakey, crônica, com aneurisma de 4,5cm

b. Tipo B de Stanford, aguda, sem dor

c. Tipo A de Stanford, aguda, com insuficiência aórtica

d. Tipo B de Stanford, crônica, com aneurisma de 5,5cm

e. Tipo a de Stanford, crônica, sem dilatação

 

PET comenta: primeiramente, vamos recordar as classificações da dissecção aórtica. Segundo a classificação de Stanford, o tipo A representa a dissecção que acomete a aorta ascendente e o tipo B, aquela não acomete essa topografia. Já a classificação de DeBakey é dividida em: I- Comprometimento de toda a extensão da aorta (ascendente e descendentes torácica e abdominal); II- Comprometimento apenas da aorta ascendente; III- Comprometimento apenas da aorta descendente.

O tratamento cirúrgico está indicado em todos os casos de dissecção aórtica Stanford A, haja vista o grande potencial de complicações que ela apresenta - dentre elas, o tamponamento cardíaco, principal causa de morte na dissecção aórtica. Além disso, também está indicado nos casos Stanford B que evoluam com complicações, tais como obstrução ou ruptura vascular, expansão aneurismática e HAS renovascular. Entretanto, nas dissecções crônicas, desde que não haja complicações ainda mais importantes, a tendência é manter a terapia conservadora!

 

Portanto, a resposta correta é a letra C.

 

REFERÊNCIAS:

1. LONG, Dan L. et al. Medicina Interna de Harrison. 18 ed. Porto Alegre, RS: AMGH Ed., 2013. 2v.

2. Marinho FL, Mendes L, Carvalho RF, Tavares M. Aneurisma Dissecante da Aorta: A importância do diagnóstico precoce. Revisão de Literatura e Relato de Caso. Cadernos UniFOA. Volta Redonda, ano IV, n 10, Agosto 2009. Disponível em <http: //www.unifoa.edu.br/portal_pesq/caderno/edicao/10/55.pdf>

Download

Clique na imagem abaixo e leia a segunda edição do nosso E-book sobre MBE gratuito para levar onde quiser.