Questão 84

08/05/2020 10:12

(UNICAMP/SP - 2013)

Homem, 70 anos, residente em uma pensão, foi levado ao médico da unidade básica de saúde. Nos últimos meses ele "cismou" que a sua comida estava envenenada, passando a ingerir apenas alimentos congelados ou enlatados. Negava humor deprimido, alterações do sono e apetite. Cuidava de suas finanças e realizava suas atividades diárias sem dificuldade. Exceto pela grave perda auditiva, os exames físico e neurológico não apresentavam alterações. O mini exame do estado mental foi compatível com a escolaridade. A hipótese diagnóstica é:

A) Transtorno delirante

B) Esquizofrenia

C) Demência

D) Transtorno de personalidade


PET comenta: é pouco provável que um quadro de esquizofrenia se inicie na terceira idade. Além disso, aspectos adicionais característicos não estão presentes no caso, como pensamento desorganizado, alucinações ou embotamento afetivo. Quanto à demência, esta é excluída dada a manutenção das habilidades cognitivas e independência para atividades de vida diária, acrescidas de um mini-mental normal. Transtornos de personalidade, por fim, são afastados visto que raramente iniciam na terceira idade, e o caso clínico não caracteriza qualquer um dos transtornos, a exemplo do borderline, esquizóide, antissocial ou histriônico. Por fim, o transtorno delirante é a hipótese mais provável, visto que se trata de uma ideia irreal isolada, que não acomete o funcionamento do indivíduo a ponto de torná-lo dependente. Resposta correta: alternativa A.

 

REFERÊNCIAS:

  1. American Psychiatric Association. (2013). Diagnostic and statistical manual of mental disorders (5th ed.). Arlington, VA: Author.

 

Download

Clique na imagem abaixo e leia a segunda edição do nosso E-book sobre MBE gratuito para levar onde quiser.