Questão 94

11/06/2020 14:05

(USP, 2020)

Mulher, 45 anos de idade, apresenta há 08 anos lesões eritematosas e descamativas, bem delimitadas, com eritema vermelho vivo e escamas branco prateadas aderentes e esparsas no couro cabeludo, região sacral, cotovelos e joelhos. Sinal da vela e do orvalho sangrento estão presentes. Apresenta história de monoartrite de articulação interfalangeana proximal no 3º quirodáctilo direito. Qual é o diagnóstico?

  1. Lúpus eritematoso cutâneo crônico.

  2. Psoríase.

  3. Artrite reumatoide.

  4. Dermatite seborreica.


 

PET comenta: as lesões apresentadas no paciente em questão levam ao diagnóstico de psoríase. As lesões típicas são placas eritematodescamativas, bem delimitadas e de tonalidade prateada (escamas psoriasiformes). Os locais mais frequentes são couro cabeludo, face extensora dos cotovelos e flexora dos joelhos, região lombossacral, entre outros. O sinal de Auspitz (sinal do orvalho sanguíneo) é característico e utilizado como auxílio no diagnóstico clínico da patologia. O envolvimento articular inflamatório pode ser encontrado. 

 

Resposta: letra B.

 

Referência: Rendon, A.; Schakel, K. Psoriasis pathogenesis and treatment. Int J Mol Sci. (2019) 20:E1475. doi: 10.3390/ijms20061475.

 

Download

Clique na imagem abaixo e leia a segunda edição do nosso E-book sobre MBE gratuito para levar onde quiser.