Rastreio de Doença Celíaca???

04/04/2017 21:11

        ARTIGO: Screening for Celiac Disease USPreventive Services Task ForceRecommendation Statement

 

        A doença celíaca é famosa pelo seu tratamento que consiste na retirar do Glutém da dieta, o que, de certa forma, está ficando mais fácil devido ao aumento das variedades de produtos "glutem free" disponíveis no mercado. Nesse contexto, é interessnate perguntar sobre a indicação de um rastreio universar em busca de portadores assintomáticos ou de pessoas com sintomas mas sem o diagnóstico efetivo. Entretanto, para isso é necessário buscar evidências científicas que discutam os benefícios e malefícios trazidos com esse diagnóstico, juntamento com os custos que lhes trazem ao sistema.

        Desse forma, a USPSTF é uma força tarefa que busca estudar e recomendar atitudes de rastreio no ramo da saúde e trouxe uma interessante discussão sobre a busca ativa de Doença Celíaca postado na edição de 21/03/2017 no JAMA (disponível clicando aqui). Nesse documento temos a demonstração da falta de evidêcia que suporte a busca ativa geral, mas há a recomendação de rastreio em pessoas de alto risco (parentes de primeiro grau com a doença) solicitando a análise da transglutamidade IgA para orientação diagnóstica.

        Vale a pena ler um pouco mais sobre o tema... Também pode ver um vídeo ilustrativo sobre o tema aqui.

 

Bibbins-Domingo, Kirsten, et al. "Screening for Celiac Disease: US Preventive Services Task Force Recommendation Statement." Jama 317.12 (2017): 1252-1257.

 

Screening for Celiac Disease
USPreventive Services Task ForceRecommendation Statement

Download

Clique na imagem abaixo e leia a segunda edição do nosso E-book sobre MBE gratuito para levar onde quiser.