Rivaroxabana vs. Aspirina no tromboembolismo venoso

31/03/2017 22:28

Artigo: Rivaroxaban or Aspirin for Extended Treatmente of Venous Thromboembolism

No NEJM dessa semana (30/03/2017), comparou-se o uso de rivaroxabana na dose terapêutica (20mg) e na dose profilática (10mg) com aspirina 100mg diariamente durante 12 meses para tratamento estendido de tromboembolismo venoso após 12 ou 6 meses da terapia inicial.

Foi montado um estudo duplo-cego randomizado que incluiu 3396 pacientes. Dentre os critérios de exclusão estavam pacientes com clearence de creatinina menor que 30 ml/min ou doença hepática associada à coagulopatia.

Foi definida como desfecho primário de eficácia a presença de tromboembolismo venoso fatal e não fatal e morte na qual trombose venosa profunda ou embolia pulmonar não puderam ser descartadas. O principal desfecho de segurança avaliado foi sangramento.

Nesse estudo, a rivaroxabana, em ambas as dosagens, reduziu a recorrência de tromboembolismo venoso em relação à aspirina. Não houve diferença significativa no risco de sangramento.

Confira o resumo do artigo aqui.

REFERÊNCIA:

Weitz, Jeffrey I., et al. "Rivaroxaban or aspirin for extended treatment of venous thromboembolism." New England Journal of Medicine (2017)

Download

Clique na imagem abaixo e leia a segunda edição do nosso E-book sobre MBE gratuito para levar onde quiser.