Será que é causal ou apenas estatístico?

25/11/2017 10:48

     ARTIGO: Causal or Not: Applying the Bradford Hill aspects of evidence to the association between Zika virus and microcephaly

 

        O primeiro para uma descoberta nova é a produção de estudos científicos que por meio da bioestatística busca encontrar associação entre dois ou mais fatores. Entretanto, um ponto importante de se lembrar é que haver associação estatística não garante uma relação causal entre as variáveis. Foi nesse contexto que o famoso Bradford Hill criou um guia de causalidade mais clássicos e que até hoje servem de guia para a consideração sobre a causalidade ou não de uma certa variável.

        Nesse contexto, aproveitando o destaque mundial sobre as recentes descobertas sobre a relação da infecção por Zika e a ocorrência de microcefalia o artigo publicado na EMBO Molecular Medicine em 14.03.2016 vem conversar com o leitor sobre a aplicação dos critério de causalidade de HILL com base nos achatos até aquele momento. Certamente é um momento interessante de leitura por proporcionar uma reflexão sobre a importante de ir além do estatisticamente evidente! 

    O artigo está disponível na íntegra (open acess) clicando aqui.

Download

Clique na imagem abaixo e leia a segunda edição do nosso E-book sobre MBE gratuito para levar onde quiser.