Trombectomia para AVC no SUS

14/06/2020 14:29

Nesta semana, foram publicados no New England Journal of Medicine os resultados do estudo RESILIENT, um ensaio clínico randomizado comparando desfechos de pacientes diagnosticados com AVC isquêmico submetidos a trombectomia ou apenas a tratamento habitual (medidas de suporte e trombólise se houver indicação). O estudo era aberto e randomizou 221 pacientes para se submeter a tratamento padrão + trombectomia ou apenas tratamento padrão.

O desfecho primário – escore na escala modificada de Rankin em 90 dias – consistia em avaliação funcional dos pacientes após o tratamento. O estudo sinalizou um benefício estatisticamente significativo em termos de obtenção de melhores desfechos funcionais nos pacientes submetidos a trombectomia.

Vários estudos já publicados testaram essa intervenção e indicaram sua eficácia em melhor desfechos de funcionalidade nos pacientes submetidos a trombectomia. A diferença deste estudo é que ele foi 100% conduzido em serviços do Sistema Único de Saúde. Na verdade esse estudo, financiado pelo Ministério da Saúde, tinha como propósito demonstrar a factibilidade de incorporar este tratamento no nosso sistema público.

Confiram os resultados: https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMoa2000120

Download

Clique na imagem abaixo e leia a segunda edição do nosso E-book sobre MBE gratuito para levar onde quiser.