Vacina de HPV em grávidas?

31/03/2017 10:40

        Artigo: Quadrivalent HPV Vaccination and the Risk of Adverse pregnancy Outcomes

 

        A vacinação contra o HPV (seja pela a bivalente como a tetravalente) vem sendo um dos maiores mecanismos atualmente adotadas como forma de prevenção de Câncer de Colo de ùtero e outras lesões genitais. Seu uso está admitido para mulheres entre 9-26 anos, mas sua aplicação na gravidez permacene não recomendada. Entretanto, vacinações em mulheres grávidas que ainda não descobriram é um fato recorrente. 

        Desse modo, avaliar as possíveis complicações desse fato pode permear novas condutas e atitudes de gestão em saúde. No Artigo publicado no NEJM no dia 30/03/2017 há um estudo com mais de meio milhão de gestantes do tipo Coorte que avaliou o risco de algumas complicações, como defeitos de nascimento, aborto espontâneo, baixo peso ao nascer e pequeno para idade gestacional. A pesquisa não conseguiu indentificar aumento significativo de nenhum desfecho em comparação com o grupo controle (já que todos os intervalos de confiança passaram pelo 01). 

        Desse modo, os autores chegaram a conclusão que a vacinação em gestantes não aumentou os desfechos desfavoráveis no grupo estudado.

Quer saber mais? Aproveite o vídeo explicativo (QUICK TAKE) sobre a pesquisa clicando aqui.

Scheller, Nikolai M., et al. "Quadrivalent HPV Vaccination and the Risk of Adverse Pregnancy Outcomes." New England Journal of Medicine 376.13 (2017): 1223-1233.

 

Download

Clique na imagem abaixo e leia a segunda edição do nosso E-book sobre MBE gratuito para levar onde quiser.