Zinco em doses baixas na diarreia aguda?

31/10/2020 15:10

O zinco está associado à menor duração da diarreia, redução no número de evacuações e redução do risco de diarreia persistente. A Organização Mundial de Saúde (OMS) orienta a utilização de 20 mg/dia de zinco por 10 a 14 dias em crianças com diarreia aguda, sendo vômitos o efeito colateral preponderante.

Publicado no New England Journal of Medicine no final de setembro, o “Zinc Therapeutic Dose Trial” se configura como um ensaio randomizado, duplo-cego e multicêntrico de três doses diferentes de zinco entre 4500 crianças com diarreia aguda na Índia e na Tanzânia com 6 a 59 meses de idade, cujo objetivo foi o de avaliar se doses mais baixas (5 mg ou 10 mg por dia por 14 dias), em comparação com a dose padrão de 20 mg por dia por 14 dias, seriam não inferiores em relação à eficácia do tratamento, mas superiores em relação ao perfil de efeitos colaterais.

Foram incluídas crianças que tiveram diarreia por menos de 72 horas ou disenteria; foram excluídas as que tinham desnutrição aguda grave, desidratação grave não corrigível em 4 a 6 horas, pneumonia grave ou qualquer um dos seguintes sinais: incapacidade de amamentar ou ingerir líquidos, letargia ou inconsciência, convulsões, incapacidade de comer sem vomitar, suspeita clínica de sepse bacteriana, entre outros critérios de exclusão. Os desfechos primários de eficácia (análise de não inferioridade) foram diarreia com duração de mais de 5 dias e o número de evacuações diarreicas; o desfecho primário de segurança (análise de superioridade) foi a ocorrência de vômito dentro de 30 minutos após a administração de zinco.

Relativamente ao desfecho de diarreia por mais de 5 dias, a porcentagem de crianças foi de 6,5% no grupo de 20mg, 7,7% com 10mg e 7,2% com 5mg, estando o limite superior do intervalo de confiança de doses mais baixas abaixo da margem de não inferioridade de 4 pontos percentuais de diferença entre os grupos. Quanto ao outro desfecho primário de eficácia, o número médio de fezes diarreicas foi de 10,7 no grupo de 20mg, 10,9 com 10mg e 10,8mg com 5mg, também com diferença abaixo da margem de não inferioridade pré-especificada (2 evacuações). 

No tocante ao desfecho primário de segurança, vômitos dentro de 30 minutos após administração ocorreram em 19,3% das crianças com 20mg; 15,6% com 10mg e 13,7% com 5mg. O risco foi significativamente menor no grupo de 10mg em relação ao de 20mg (RR 0,81; 97,5% IC, 0.67-0.96) e ainda menor no grupo de 5mg em comparação ao de 20mg (RR 0,71; 97,5% IC, 0.59-0.86).

Portanto, não houve diferença estatística observada entre os grupos em relação à duração da diarreia por mais de 05 dias e ao número médio de evacuações diarreicas; e doses menores estão associadas a menos episódios de vômitos. Os resultados, então, foram semelhantes com menos episódios de vômitos.

Veja o resumo desse artigo clicando no link.

 

Download

Clique na imagem abaixo e leia a segunda edição do nosso E-book sobre MBE gratuito para levar onde quiser.